terça-feira, 27 de março de 2012

Quem não gosta de circo? Hoje comemoramos o Dia do Circo.



27 de março, dia do circo.
Foto do grupo de alunos, junto com a professora Marinice. Atividades circenses.

PALHAÇO PIOLIN
Filho de Galdino Pinto e Clotilde Farnesi, Abelardo Pinto (co­nhecido como Piolin) nasceu em Ribeirão Preto/SP em 27 de mar­ço de 1897, no Circo Americano de propriedade de seu pai.
Piolin, um dos mais queridos palhaços brasileiros, foi reco­nhecido pelos intelectuais da Semana de Arte Moderna, movimen­to artístico e literário realizado em fevereiro de 1922, como exem­plo de artista genuinamente brasileiro e popular. Na data de seu nascimento comemora-se, no Brasil, o Dia do Circo.
Como todo artista de família tradicional circense, o jovem Abelardo aprendeu acrobacia, ciclismo, contorção e estudou músi­ca - tocava violino e bandolim. O circo de seu pai contava com uma das melhores trupes de todos os tempos.
Piolin herda o circo do pai e com seus sobrinhos e filhos man­tém, no largo do Paissandú, em São Paulo, por mais de 30 anos, o Circo Piolin”.
O nome Piolin surgiu durante um espetáculo beneficente em que contracenava com artistas espanhóis. Foi batizado de “Piolin” (barbante) por ser magro e ter as pernas compridas.
Faleceu em São Paulo, no dia 4 de setembro de 1973.



Nenhum comentário:

Postar um comentário